Café: Momento história

O café no Brasil

O café chegou ao Brasil no século XVIII. Hoje somos os maiores produtores do produto no mundo e o mercado que mais cresce. Cada região brasileira tem o seu tipo de café, tendo como base o clima, a terra e os hábitos.

Rondônia: É um dos estados, segundo produtor do café robusta do país. O cultivo é feito em fazendas pequenas e familiares. O clima quente, seco facilita o desenvolvimento do café. Os grãos possuem sabor neutros.

Espírito Santo: É o segundo produtor de café robusta do mundo. Entre as variedades estão o Canephora conillonis, que oferece sabor neutro à bebida.

Bahia: Neste estado o cultivo está na região litorânea, onde é plantado o coffea canéfora.

Paraná: Produz o café arábica, e os produtores investem em eficiência. Entre as principais variedades estão a Mundo Novo e catuaí, que resultam em uma bebida dura, corpo baixo e fraco.

Mogiana: Produz um café com o sabor suave, adocicado e tem como suas principais variedades o Mundo Novo e o catuaí.

Sul de Minas Gerais: É a região de maior cultivo do café no mundo. O grão mineiro resulta em uma bebida encorpada, aromas frutados e sabor levemente ácido.

Cerrado Mineiro: Aqui se produz um café adocicado, e achocolatado.

Matas de Minas Gerais: Hoje é responsável por um café suave, encorpado e com aroma neutro.

Espírito Santo: Ele é responsável pela produção da variedade arábica, a catuaí e o mundo novo. O café tem um sabor frutado, encorpado e de alta acidez.

Bahia: Aqui se produz as variedades robusta e arábica em grande escala. O café é encorpado, cítrico e com aroma adocicado.

Fonte: Guia do Barista: Da origem do café ao espresso perfeito, Edgard Bressani, Café Editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *