Cafés Guilis: Os melhores grãos de cafés do mundo

Descobrir os melhores grãos de cafés do mundo não é uma tarefa fácil…

Mas, a Cafés Guilis resolveu enfrentar esse grande desafio, e hoje tem uma lista dos melhores grãos de cafés das várias regiões do mundo.

Para chegar à isso, a Guilis resolveu sair pelo mundo com o objetivo de conhecer os cafés do mundo inteiro.

Assim, decidiu a Cafés Guilis em 1928, quando criou a sua rede de franquias em Madrid, na Espanha.

Para compreender quais são os melhores grãos de cafés de cada local, é importante ter em mente os gostos pessoais e os aspectos culturais.

Para a Guilis, o “melhor café” é uma definição subjetiva, e direcionada para cada pessoa.

Com o objetivo de contemplar o gosto de todos, foram selecionados cafés de diferentes locais.

Cada grão com suas características de clima, altitude, solo e colheita, carregam experiências e os sabores: doce, salgado, ácido, amargo, frutado, floral, com mais ou menos fragrância.

Para conhecer as melhores origens e grãos do mundo, o Cafés Guilis mapeou as melhores regiões cafeeiras do mundo:

Brasil: Possui diferentes regiões produtoras de café dentro do próprio país, o que proporciona grãos com diferentes características. Aqui encontramos um grão de café de alta qualidade, com corpo liso, sabores e aromas marcantes, e acidez variada.

Colômbia: O café é cultivado nas três cadeias de montanhas que cruzam o país, que ficam a uma altitude entre 1.200 e 1.800 metros. O sabor do seu café é suave, perfumado e frutado, com acidez média.

Jamaica Blue Mountain: O café é cultivado nas “montanhas azuis” da Jamaica, que ficam a uma altitude de 2.000 metros. É o grão de café mais requintado do mundo, e com o preço mais alto do mercado. Sua produção é limitada. É um café macio e persistente, com baixa acidez, perfume delicado e muito equilibrado.

Indonésia Java: O café é cultivado nas regiões leste, oeste e central da ilha de Java, e foi introduzido pelos holandeses, em meados do século XVII. Essa variedade é uma das mais difíceis de se obter, e seu café possui muito corpo, sabor de chocolate e um aroma forte e agradável.

Kenya Cimaza: O café é de origem árabe. Ele é considerado um dos melhores cafés africanos. É cultivada entre 1.500 e 2.000 metros acima do nível do mar. Os da variedade Cimazul produzem grãos grandes e arredondados com uma cor azulada. O café tem muito corpo, aroma intenso e ótima acidez.

Porto Rico Yauco Selecto: O café é cultivado nas montanhas Yauco, no sudoeste de Porto Rico, que fica a uma altitude de 1.100 metros. O café que produz tem sabor de chocolate e um ótimo sabor. Devido à sua intensidade e equilíbrio, é um dos mais procurados hoje.

Etiópia Moka Lim: O café é considerado o de melhor variedade da Etiópia e é cultivada na região de Kaffa. Ele tem muito corpo, um aroma frutado e um toque ácido. É ideal para as misturas premium.

Costa Rica Tarrazú: O café é cultivada no sul da Costa Rica, a uma altitude que varia entre 1.300 e 1.650 metros. Este arábica é de alta qualidade e seus grãos azulados, de forma plana e alongada. Eles proporcionam um café encorpado, um aroma floral e alta acidez.

Hawai Kon: É o café cultivado na região, que lhe dá o nome. Possui um excelente aroma, acidez fina e corpo inteiro com um sabor persistente na boca.

Guatemala Volcán de Oro: Ele é cultivado a uma altura de 1.500 metros. Seu grão é esverdeado e produz um café com um aroma intenso, limpo e perfumado, corpo pronunciado e sabor persistente.

Foto por Lukas em Pexels.com
Foto por Lukas em Pexels.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *